Quantcast
Channel: Notícia da Serra
Viewing all 15233 articles
Browse latest View live

‘Eu e minha filha de 17 anos fomos internadas com covid-19. Sou hipertensa e sobrevivi. Ela era saudável, mas morreu’

$
0
0
Os dias em uma área de isolamento em um hospital público de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, foram os últimos momentos da dona de casa Germaine Herculano dos Santos, de 43 anos, ao lado da filha Kamilly Ribeiro, de 17 anos.

Mãe e filha foram internadas em um posto de saúde em Xerém, distrito de Duque de Caxias, em 23 de março, após apresentarem quadro suspeito de covid-19. Na unidade de saúde, permaneceram isoladas juntas. Dois dias depois foram encaminhadas para o Hospital Moacyr do Carmo, na mesma cidade.

Germaine, que faz parte do grupo de risco por ser hipertensa, se recuperou dias depois e recebeu alta. Kamilly, que não tinha nenhuma doença pré-existente e não se enquadrava entre os pacientes de risco, apresentou complicações graves e não resistiu.

“A minha filha era totalmente saudável, nunca ficava doente. Desde o princípio, sempre achava que ela fosse se recuperar. Nunca pensei que ela seria vítima desse vírus”, diz Germaine à BBC News Brasil.

Kamilly fez parte de um grupo pequeno em meio à pandemia do novo coronavírus: o de jovens saudáveis com complicações graves em decorrência da covid-19.

Estudos apontam que os pacientes sem comorbidades e com menos de 50 anos correspondem a menos de 1% das pessoas em estado grave em decorrência do Sars-Cov-2, nome oficial do novo coronavírus. Quanto mais jovem, menos chances de apresentar complicações.

“Os médicos ficaram surpresos com o caso da minha filha. Não sabiam mais o que fazer, porque ela não tinha nenhum problema de saúde antes. Infelizmente, é algo difícil de entender”, declara Germaine.

Os casos mais graves comumente acometem pessoas idosas ou com doenças pré-existentes, como hipertensão, diabetes, cardiopatias, entre outras.

Histórias como a de Kamilly, segundo estudos ainda incipientes, podem ser explicadas por particularidades genéticas que influenciam o modo como o coronavírus afeta o organismo do paciente.

“O nosso sistema imunológico é o responsável por definir se vamos responder bem ou não ao Sars-Cov-2. Geralmente, esse sistema está afetado em pessoas com comorbidades ou idosas, por isso estão nos grupos de risco. Mas em alguns casos raros, o sistema imunológico tem uma falha pontual crítica mesmo sem comorbidades conhecidas e, por isso, a pessoa acaba desenvolvendo um quadro grave ou até morrendo em decorrência do coronavírus”, diz o médico infectologista Alexandre Naime, chefe de Infectologia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), em Botucatu (SP).

Vinicius Lemos – Da BBC News Brasil, em São Paulo

Prefeito e primeira-dama de Ceará-Mirim, RN, testam positivo para Covid-19

$
0
0





O prefeito fez uma publicação em sua conta no Facebook nesta quinta-feira (28) para anunciar que foi infectado pelo novo coronavírus, junto com uma foto do teste positivo.

No texto, o chefe do Poder Executivo de Ceará-Mirim pede orações. “Boa tarde a todos os amigos. Passando para informar que a contra prova que o médico me mandou realizar deu positivo para COVID 19. Tanto o meu quanto o de Ana Paula. Como estou com os pulmões comprometidos estou indo me internar. Peço a orações de todos. Um forte abraço do amigo Júlio”, diz na a publicação.


Receita paga nesta sexta-feira as restituições do 1º lote do IRPF 2020

$
0
0


A Receita Federal paga nesta sexta-feira (29) as restituições do primeiro lote do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) 2020. Estão sendo depositados R$ 2 bilhões para 901.077 contribuintes. O primeiro lote contempla contribuintes com prioridade legal, sendo 133.171 idosos acima de 80 anos, 710.275 contribuintes entre 60 e 79 anos e 57.631 com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave.
Neste ano, o cronograma de restituições foi antecipado para maio e a quantidade de lotes reduzidos de sete para cinco. A antecipação é uma iniciativa da Receita Federal para mitigar os efeitos econômicos da pandemia de covid-19. O último lote tem pagamento previsto para 30 de setembro. No ano passado, as restituições começaram no dia 17 de junho e se estenderam até 16 de dezembro.
Outra mudança feita pela Receita Federal foi no dia em que a restituição é depositada na conta do contribuinte. Normalmente o crédito bancário ocorria no dia 15 de cada mês. Neste ano, o pagamento da restituição será realizado no último dia útil do mês.

Como consultar

Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte deverá acessar a página da Receita na internet. Na consulta à página da Receita, serviço e-CAC, é possível acessar o extrato da declaração e ver se há inconsistências de dados. Nesta hipótese, o contribuinte pode avaliar as inconsistências e fazer a autorregularização, mediante entrega de declaração retificadora.
A Receita disponibiliza também um aplicativo para tablets e smartphones que facilita a consulta às declarações do IRPF e situação cadastral no CPF. Com o aplicativo é possível consultar, diretamente nas bases de dados da Receita Federal, informações sobre liberação das restituições do Imposto de Renda e a situação cadastral.
A restituição fica disponível no banco durante um ano. Caso o valor não seja creditado, o contribuinte poderá contatar pessoalmente qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para a Central de Atendimento da Receita por meio do telefone 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos) para agendar o crédito em conta-corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco.
Edição: Aécio Amado

Agencia Brasi

Após 09 anos , Açude Mãe D'água está prestes a sangrar em Campo Redondo

$
0
0



O principal reservatório do município de Campo Redondo amanheceu nesta sexta-feira, dia 29 de maio, com 99,9% de sua capacidade total após 9 anos. A última vez que o açude Mãe D'água de Campo Redondo transbordou foi no ano de 2011 e de lá pra cá não havia mais acontecido.

A expectativa é muito grande em torno desse fato, pois o açude é hoje um ponto turístico do nosso município, além de ser provedor de alimentos para pessoas e animais.


Ainda hoje, se Deus permitir, poderemos ver mais uma vez o espetáculo e a força das águas do Mãe D'água de Campo Redondo. Vamos aguardar!


George Araujo 

Morre, aos 89 anos, ex-prefeito de Cubati José de Medeiros Dantas; ele foi diagnosticado com Covid-19

$
0
0



Morreu na última quinta-feira, dia 28, por volta das 11 horas da noite, o ex-prefeito de Cubati José de Medeiros Dantas, popularmente conhecido como Zezinho Preá, aos 89 anos de idade. Ele é avô do atual prefeito da cidade Dudu Dantas. Ele deixa seis filhos. Era casado com Dona Terezinha, 84 anos.


Zezinho sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) e estava internado no Hospital AntônioTargino, em Campina Grande, agreste do estado. Na última sexta-feira, dia 22, ele foi diagnosticado com Covid-19.

Zezinho Preá deixa um legado imensurável. Ele foi o primeiro prefeito de Cubati, no ano de 1959. Cumpriu mais dois mandatos, finalizando no ano 1982.   

Ele foi responsável por implantar o ensino médio na cidade, ficando em destaque no Seridó paraibano. Fundou o colégio Padre Simão Fileto. Investiu também na saúde e telecomunicações, fundando o hospital.  As informações foram repassadas pelo neto George Dantas.

SEPULTAMENTO:
O sepultamento acontecerá na manhã desta sexta-feira, dia 29, no cemitério municipal de Cubati São Severino. A cerimônia será restrita, com a presença de alguns familiares. Não haverá velório, atendendo as normas da secretaria municipal de saúde.   

LUTO OFICIAL:
O prefeito e neto, Dudu Dantas, decretou luto oficial por três dias. “Fica decretado luto oficial de três dias em nosso município pelo falecimento do ex-prefeito José de Medeiros Dantas (Zezinho Preá)”, informou em uma rede social.

Dudu ainda prestou uma homenagem ao avô e destacou sua história de vida. “Tenho orgulho da sua história de vida, uma criança humilde que cresceu e se tornou um homem vencedor, bem sucedido com a família, com os amigos, com os negócios e na política. Seguiremos na luta, honrando seu nome e sua história”, escreveu o prefeito,

Se liga PB

[PARABÉNS] Renan Furtado celebra mais um ano de vida

$
0
0

O Presidente do Poder Legislativo de Cuité , vereador Renan Furtado , celebra nesta sexta-feira (29) mais um ano de vida. Desde já toda equipe do Noticia da Serra parabeniza o "caba forte" , desejando muitos anos de vida.





SALTO: Em poucas horas, Baraúna registra mais 06 casos positivos para Covid-19

$
0
0



Poucas horas após ter sido confirmado o primeiro caso positivo para Covid-19 ‒ doença causada pelo novo coronavírus ‒ em Baraúna, município localizado na região do Seridó paraibano, seus munícipes foram pegos de uma forma surpreendente com as novas informações divulgadas pela secretaria de saúde do município. Acontece que o número de casos saltou de 01 para 07.

De acordo com informações repassadas pela administração municipal, os casos foram confirmados após a realização de uma ação importante para testagem de pacientes que estavam como casos suspeitos. As pessoas positivadas encontram-se isoladas seguindo orientações médicas e os protocolos do Ministério da Saúde (MS).

De acordo com os dados do boletim que foi divulgado nas redes sociais, no município há 33 pessoas que vieram de outras cidades e estados que foram identificadas e estão sendo monitoradas, 09 casos em investigação e 20 casos descartados.





Imagens: Reprodução/Redes sociais.
Por Marcílio Araújo - Portal Picuí Hoje.

[PREOCUPANTE] Santa Cruz RN registra três óbitos e 58 casos confirmados de Covid-19

$
0
0


A Vigilância Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde divulgou nesta quinta-feira (28) o panorama das últimas 24 horas de casos confirmados e notificados da Covid-19 no município. Até o momento três óbitos foram confirmados, mais um óbito está em investigação e outros casos suspeitos foram registrados.






Tentativa de homicídio em Cuité , duas pessoas ficam feridas

$
0
0

Segundo informações um moto táxi de Cuite sofreu tentativa de assassinato no início da tarde desta sexta-feira (29).

O  moto táxi foi surpreendido no momento que estava fazendo uma corrida , homens em outra moto dispararam vários tiros , a passageira por nome de  Nubiene agente de saúde foi atingida  de raspão na cabeça. Já o homem conhecido como  Dada também foi atingido por dois tiros de raspão. .

As vítimas foram socorridas para o Hospital Municipal.

HOJE ÀS 19h30 tem Diálogo Aberto com Kêka Araújo, Prefeito de São Bento do Trairi

Picuí registra 9° caso de Coronavírus

$
0
0
Informe Epidemiológico sobre o Coronavírus: O município de Picuí registra, no dia de hoje (29), o nono caso confirmado de COVID-19.


1 caso foi recuperado e cerca de 90 pessoas seguem em isolamento domiciliar com o monitoramento das Equipes de Estratégia de Saúde da Família.


Saque aniversário do FGTS poderá ser usado para garantir empréstimos

$
0
0
Em vigor desde abril para parte dos trabalhadores que aderiram à modalidade, o saque-aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) poderá ser usado como pagamento ou garantia de empréstimos com instituições financeiras. A medida valerá para linhas de crédito contratadas a partir de 26 de junho.

A última medida que faltava para liberar o uso da modalidade como garantia foi tomada na última quarta-feira (27) pelo Ministério da Economia, que atualizou o Manual de Orientação às Instituições Financeiras da Caixa Econômica Federal. No fim de abril, o Conselho Curador do FGTS havia aprovado a modalidade de garantia.

A garantia representa um bem ou ativo que o tomador do empréstimo dá às instituições financeiras como proteção para possíveis calotes. Em caso de inadimplência, os bancos executam as garantias, diminuindo o risco das operações para o sistema financeiro.

Até a totalidade do saque-aniversário poderá ser dada em garantia, o que permite ao trabalhador obter o máximo de financiamento com base nos recursos a que tem direito. Para as taxas de juros praticadas nas operações será usado o teto do consignado no serviço público.

No App FGTS e no site do fundo, o trabalhador poderá realizar os seguintes serviços: autorização de consulta ao valor do saque-aniversário disponível para alienação/cessão fiduciária; autorização para a instituição financeira consultar e solicitar bloqueio de parte do saldo de sua conta FGTS; acompanhar a evolução da operação de alienação ou cessão fiduciária contratada com a instituição financeira. A autorização apresentada pelo trabalhador para consulta de saldo e solicitação de bloqueio terá vigência de acordo com sua opção de contratação.
Retiradas anuais
O saque-aniversário permite a retirada de parte do saldo de qualquer conta ativa ou inativa do FGTS a cada ano, no mês de aniversário, em troca de não receber parte do que tem direito em caso de demissão sem justa causa.

O dinheiro poderá ser retirado até dois meses depois do mês de aniversário. O valor a ser liberado varia conforme o saldo de cada conta em nome do trabalhador. Além de um percentual, ele receberá um adicional fixo, conforme o total na conta. O valor a ser sacado varia de 50% do saldo sem parcela adicional, para contas de até R$ 500, a 5% do saldo e adicional de R$ 2,9 mil para contas com mais de R$ 20 mil.

Ao retirar uma parcela do FGTS a cada ano, o trabalhador deixará de receber o valor depositado pela empresa caso seja demitido sem justa causa. O pagamento da multa de 40% nessas situações está mantido. As demais possibilidades de saque do FGTS – como compra de imóveis, aposentadoria e doenças graves – não são afetadas pelo saque aniversário.

Dois pacientes morrem com coronavírus após esperar por leitos de UTI em Natal

$
0
0
Dois pacientes de 55 anos morreram em Natal após esperar por um leito de UTI na capital potiguar. Um deles conseguiu ser internado após 12 dias de espera, por conta de uma decisão judicial movida pela família. Mas, após 2 dias no Hospital Giselda Trigueiro, não resistiu e morreu com o coronavírus. O outro sequer conseguiu ter o tratamento adequado para casos graves de Covid-19.

Isac Ferreira Azevedo, de 55 anos, ficou internado por quatro dias na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Cidade da Esperança. Ele buscou a unidade na segunda-feira (25) com dificuldades para respirar. Internado, ficou no aguardo de um leito de UTI, já que necessitava ser entubado. Nesta sexta-feira (29), a família recebeu a notícia de que ele havia morrido. O exame confirmou coronavírus nesta tarde.

MAPA DO CORONAVÍRUS: as cidades com infectados e o avanço dos casos
Memorial das vítimas: conheça a história de potiguares que morreram com a doença
O filho dele, Fernando Ferreira, contou que na quinta-feira havia a expectativa de que o pai, que sofria com problemas renais, fosse entubado na manhã desta sexta-feira, o que não ocorreu. "Recebemos a notícia de que meu pai faleceu por negligência e incompetência. A batalha que a gente veio passando...Perdi meu pai por negligência do que aconteceu aqui", desabafou.

O pai dele, Isac Ferreira, já havia buscado atendimento anterior na UPA de Cidade Satélite na semana passada. "Se vocês tiverem pai, mãe, irmão... Essa doença não é brincadeira, não é brincadeira", alertou o rapaz.

Em nota, a Secretaria de Municipal de Saúde de Natal (SMS) disse que o paciente foi atendido na UPA Cidade da Esperança "onde teve todo o atendimento necessário". "O quadro clínico do paciente se agravou e o tipo de de procedimento que ele precisava só poderia ser realizado em leito de UTI. Foi solicitada a regulação e o paciente ficou aguardando a vaga. Infelizmente o paciente veio a óbito".

Ivo Barbosa, também de 55 anos, precisou aguardar até mais tempo por um leito de UTI. Ele ficou 12 dias na UPA Cidade da Esperança e em estado crítico, necessitando de entubação. A família conseguiu na Justiça que ele fosse transferido para o Hospital Giselda Trigueiro na quarta-feira passada. Nesta sexta-feira (29), no entanto, ele não resistiu e morreu com Covid-19, pneumonia e falência múltipla dos órgãos.


De acordo com a plataforma Regula RN, que monitora a situação dos leitos no estado durante a pandemia, 22 pacientes no Rio Grande do Norte aguardam por leitos de UTI (4) e Semi-UTI (18). Os dados foram consultados às 19h20 desta sexta-feira (29).



Pacientes aguardam leito
Alguns outros casos semelhantes têm sido registrados no estado. O idoso Antônio Alfredo Ferreira, de 70 anos, está desde terça-feira (26) internado com suspeita de coronavírus na UPA Macaíba e sem conseguir leito de UTI.

"Ele já é idoso de 70 anos e eu não sei mais o que fazer. Eu vim ontem aqui à tarde visitá-lo, porque me disseram que ele está aguardando um leito e até agora nada. Só o que eles sabem me dizer é isso", falou o filho Vilanir.

O sargento da Polícia Militar Altair Mourão, de 51 anos, também aguardou mais de um dia e meio para conseguir nesta sexta-feira a transferência da UPA de Macaíba para a UTI do Hospital da Polícia Militar.

A idosa Zeneide, de 64 anos, também esperava desde terça-feira um leito e conseguiu ser transferida para o Hospital Municipal de Natal na madrugada desta sexta-feira. "Agora a família está mais aliviada por saber que ela está no leito de uma UTI sendo bem tratada, com todos os recursos merecidos. Vamos continuar na torcida e caminhando com fé em Deus", falou a filha Vânia.

Brasil tem mais de mil mortes pelo 4º dia seguido e passa Espanha; casos são 465.166

$
0
0



Ministério da Saúde informou nesta sexta-feira (29) que o país chegou a 465.166 casos confirmados e 27.878 mortes pelo novo coronavírus. Na quinta (28), eram 26.754 óbitos e 438.238 casos da doença.
Em 24 horas, foram anunciadas mais 1.124 mortes. Dos novos registros, 331 das mortes aconteceram nos últimos 3 dias, de acordo com a pasta. Segundo o Ministério da Saúde, há 4.245 mortes em investigação.
A taxa de letalidade está em 6%. Além disso, foram incluídos 26.928 casos em 24 horas.
Brasil ultrapassa Espanha
O Brasil ultrapassou a Espanha enquanto ainda registra aumentos diários de mortos por Covid-19 próximos ao milhar. Este foi o 4º dia consecutivo que o Brasil teve mais de 1.000 mortes por coronavírus registradas a cada dia, enquanto a Espanha teve apenas 2.

Governo anuncia prorrogação do decreto que suspende aulas nas escolas do RN

$
0
0


A governadora Fátima Bezerra (PT) anunciou em uma rede social que via prorrogar o decreto que suspende as aulas nas escolas do Rio Grande do Norte. Segundo a publicação da chefe do Poder Executivo potiguar, a prorrogação deve sair no Diário Oficial ainda neste fim de semana. Entretanto ela ainda não informou qual será o novo prazo para suspensão das atividades escolares.

O decreto em vigência atualmente é válido até o domingo (31). A medida visa a conter a propagação do novo coronavírus no estado. Na postagem no Twitter, Fátima Bezerra disse também que a decisão foi tomada em acordo com as entidades educacionais do Rio Grande do Norte.

“Como já foi dito anteriormente, toda decisão da atual gestão no tocante à contenção da pandemia está apoiada nas orientações do nosso Comitê Científico. Nossa prioridade é salvar vidas”, declarou a governadora na rede social.


Fátima Bezerra

@fatimabezerra
Meus amigos e minhas amigas, boa tarde.

O atual decreto de suspensão das aulas tem validade até o dia 31/05, próximo domingo, de forma que ainda neste fim de semana será publicado um novo decreto prorrogando a suspensão.



No RN, deputado Hermano Morais está mais um vez internado com Coronavírus

$
0
0



O deputado estadual Hermano Morais (PSB) foi diagnosticado com Coronavírus pela segunda vez.Está internado no Hospital São Lucas. Estável e consciente. Melhoras e rápida recuperação ao deputado. 


Por Heitor Gregório!

Nova Floresta , homem morre vítima de atropelamento neste domingo (31)

$
0
0



Um homem morreu após ser atropelado por um caminhão na estrada que liga Nova Floresta a Picuí , próximo a cocheira de Meu Louro.
.
Informações preliminares dão conta que o homem estava em um veículo quando se desequilibrou e caiu , um  caminhão que trafegava atrás do carro atropelou a vítima. .
Em respeito aos famíliares não divulgaremos o nome da vítima.

Consumo de vídeo e áudio online cresce no Brasil, aponta pesquisa

$
0
0


O consumo de vídeo e áudio online (o chamado streaming) aumentou e se consolidou no Brasil. Entre os usuários de internet, 74% assistiram a programas, filmes, vídeos ou séries e 72% ouviram música online em 2019.
As informações são da pesquisa TIC Domicílios 2019, mais importante levantamento sobre acesso a tecnologias da informação e comunicação, realizada pelo Centro Regional para o Desenvolvimento de Estudos sobre a Sociedade da Informação (Cetic.br), vinculado ao Comitê Gestor da Internet no Brasil.

Vídeo online

O consumo de vídeo online é bastante diferente quando observadas as condições econômicas e a escolaridade. A prática foi registrada em 87% dos entrevistados da classe A, enquanto nas classes D e E o percentual foi de 65%. O hábito ficou em 83% para aqueles com ensino superior completo, contra 45% para os analfabetos ou que fizeram até a educação infantil.
A prática de assistir a vídeos foi mais comum nas áreas urbanas (75%) do que rurais (63%); e entre homens (79%) do que entre mulheres (69%). No recorte por cor e raça, o índice apenas oscila entre brancos, pretos e pardos. O carregamento de arquivos (download) de filmes ficou em patamar bem menor, de 23%. Este era o principal canal de consumo de vídeos na década passada e início da atual.

Áudio online 

O ato de ouvir música pela internet também difere pelos mesmos indicadores. Na classe A, ele foi identificado em 79% dos ouvidos, enquanto nas classes D e E foi relatado por 68% dos entrevistados. Entre os usuários com ensino superior, alcançou 80%, contra 52% entre os analfabetos e pessoas que tiveram até a educação infantil.
As músicas online são ouvidas por 73% dos entrevistados nas cidades e por 64% no campo. Os homens apareceram com índice maior (76%) do que as mulheres (70%). No recorte por cor e raça, as respostas ficaram em patamares semelhantes. Já os downloads de músicas ainda permanecem como opção para 41% dos ouvidos.
A pesquisa incluiu a análise sobre o consumo de programas de áudio online, os chamados podcasts. Dos usuários ouvidos, 13% contaram consumir este tipo de conteúdo. Na classe A, este pecentual sobe para 37%.

Criação de conteúdos

A pesquisa também perguntou aos entrevistados sobre práticas de criação e compartilhamento de conteúdos na internet. Dos ouvidos, 19% relataram produzir ou atualizar blogs ou páginas na web e 36% publicaram textos, imagens, fotos ou vídeos que criaram na rede mundial de computadores. Os índices também crescem de acordo com a renda e a escolaridade.
Já o ato de compartilhar conteúdos de terceiros foi mais comum, sendo confirmado por 73% dos entrevistados pela pequisa.

Avaliação

Na avaliação do gerente do Cetic.br, Alexandre Barbosa, o Brasil passou da situação no passado recente de pessoas que faziam download de músicas e vídeos para hoje fazer esse consumo de forma online. A proporção dos usuários que assistem conteúdo de streaming está relacionada aos que usam por múltiplos dispositivos, com índices maiores para este tipo de consumo na banda larga fixa do que na móvel.
“A questão do pagamento está atrelada à classe social e renda. Famílias de renda mais altas pagam por estes conteúdos, enquanto famílias de renda mais baixa não. Há uma baixa proporção da população que está criando seu próprio conteúdo. É mais fácil consumir notícias em redes sociais do que produzir conteúdo, seja num blog do que em um conteúdo mais qualificado”, observa Barbosa.
Para Rafael Evangelista, pesquisador do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo da Unicamp, o consumo de vídeo tem se dado fortemente pelos serviços de mensageria, como o Whatsapp. Como muitas pessoas só acessam a internet do celular e possuem pacotes de dados limitados, ficam reféns dos serviços gratuitos dessas redes sociais, que fazem acordo com as operadoras para não contar no consumo de dados.
“Há uma concentração na informação neste desenho que é muito restrito a certas aplicações. Tem problema que não consegue verificar a informação e não tem acesso livre, para que você escolha o que você está consumindo. Está consumindo aquilo que recebe nos grupos. É um problema que indica o poder dessas empresas que fazem acordos de concentração do mercado. Como vai ter competição no mercado de aplicativos que não sejam os controlados por Google ou Facebook?”, indaga.
Edição: Liliane Farias

Equipe da Fiocruz MG trabalha em vacina brasileira para covid-19

$
0
0

Em todo o mundo, cerca de 200 grupos de cientistas trabalham intensamente no desenvolvimento de uma vacina segura e eficaz contra a covid-19. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), pelo menos oito delas já iniciaram a fase clínica, de testes em pessoas.
A equipe brasileira, composta por 15 pessoas, é liderada pelo pesquisador Alexandre Vieira Machado, da Fiocruz em Minas Gerais, em parceria com outras instituições, como a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Instituto Butantã, a Universidade de São Paulo (USP) e a Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto.
Segundo Machado, o Instituto do Coração (Incor) de São Paulo também trabalha no desenvolvimento da vacina, liderado pelo médico Jorge Kalil, e há troca de informações entre as duas equipes. “Esperamos que nós possamos utilizar a deles junto com a nossa em alguns testes”, diz Machado.

Coronavírus

A atual pandemia de covid-19 é causada pelo novo coronavírus, chamado tecnicamente de Sars-CoV-2, uma mutação do vírus Sars-CoV-1, que provoca a Síndrome Respiratória Aguda Severa (Sars, da sigla em inglês). Segundo dados da OMS, a Sars registrou 8.098 casos e deixou 774 mortos em 26 países entre 2002 e 2003, com foco principal na Ásia.
Outro tipo de coronavírus causa a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (Mers, da sigla em inglês), que deixou 858 mortos desde 2012, com um total de 2.494 casos em 27 países.
Covid-19 significa Corona Virus Disease, ou doença do coronavírus em português. O 19 se refere a 2019, ano em que foram divulgados os primeiros casos em Wuhan, na China. O Sars-Cov-2 já registrou quase 6 milhões de casos em todo o mundo, com mais de 360 mil mortos.
Machado explica que o vírus Sars-CoV-1 desapareceu depois do surto de 2002 e as pesquisas com ele foram interrompidas, por isso agora há mais dificuldade de se encontrar a vacina, com a pandemia em andamento e com um vírus muito mais contagioso e que causa uma doença grave. “É como ter que trocar o pneu de um carro em movimento descendo uma ribanceira”, diz o pesquisador.
“Não tem vacina pro Sars-CoV. É uma coisa muito triste e um recado para a ciência e para as agências de fomento. Somos frequentemente confrontados com doenças novas, como zika e chikungunya, e a volta de outras, como sarampo e febre amarela, isso desvia o foco das linhas de pesquisa e dos investimentos em vacina. Isso é ruim, porque se nós tivéssemos uma vacina aprovada para Sars-CoV-1, mesmo que fosse em fase clínica, numa plataforma que funcionasse, a gente poderia ter pulado algumas etapas”.

Vacina

Machado explica que o trabalho de sua equipe está sendo feito a partir de algum conhecimento acumulado com o Sars-CoV-1 e usa como base o vírus influenza recombinante, outra doença com sintomas respiratórios e mais grave em idosos, assim como a covid-19.
“Nós modificamos geneticamente o vírus da gripe, que é o vírus influenza, para que ele produza tanto as proteínas do vírus da gripe quanto uma proteína que nós chamamos de imunogênica, uma proteína que induz resposta imune, no caso ao Sars-CoV-2. Esperamos que uma pessoa vacinada com esse vírus tenha uma proteção contra a covid-19 e também à influenza”.
Porém, embora promissor, o trabalho ainda está longe de ser concluído. Segundo o pesquisador, o desenvolvimento laboratorial, com testes em camundongos, deve ser concluído em meados do ano que vem. Para só então iniciar a fase clínica, que é mais complexa e cara, pois exige mais estrutura, pessoal especializado e condições sanitárias específicas.
“A partir daí começa a parte clínica, usando outra espécie, como hamster, com mais controle de segurança, de toxicidade, de reações adversas. Depois que sair disso, ainda vai mais uns dois anos para entregar uma vacina com segurança para a população. Hoje é torcer para essas vacinas que estão em fase clínica, algumas delas, cheguem a termo e que nós tenhamos vacinas o suficiente para vacinar a população mundial”.
Segundo ele, uma das vacinas que já entrou na fase clínica foi o da Universidade de Oxford, no Reino Unido. A equipe britânica estava trabalhando com a vacina da Mers e testam agora com o antígeno do Sars-CoV-2. “Eles já tinham um conhecimento que colocou eles alguns passos adiante”, explica Machado, afirmando que, no momento, ainda há mais perguntas do que respostas sobre a vacina.
“Nós não sabemos ainda com quantas doses a vacina vai funcionar. Será que vai ter a mesma eficácia em jovens, idosos e crianças? Por quanto tempo a pessoa vai ficar imunizada? Essas questões todas têm que ser avaliadas e quanto mais opções nós tivermos de ferramentas, mais chances nós temos de chegar a um produto final”.
Equipes americanas e chinesas também estão na corrida para uma imunização para a covid-19 com resultados promissores.
Mas para o pesquisador, é fundamental que as instituições públicas do Brasil desenvolvam a vacina com tecnologia própria, para que o país seja capaz de proteger a sua população sem depender de outras patentes, muitas vezes desenvolvidas por empresas privadas.
“Isso é muito importante, porque a vacina para covid-19 nem existe e já tem briga por ela. Qual a garantia que o Brasil tem, se um laboratório no exterior conseguir produzir, que terá acesso a ela? E em tempo hábil? Então o Brasil ter uma vacina própria, com tecnologia própria, é soberania nacional e independência tecnológica. Hoje, vacina é geopolítica e ciência é poder”, afirma.

Edição: Liliane Farias

Operação apreende 40 motocicletas irregulares em Barra, Cuité e Remígio

$
0
0




Pelo menos 40 motocicletas foram apreendidas durante uma operação realizada pela Polícia Rodoviária Federal, neste domingo (31), nos municípios de Barra de Santa Rosa, Cuité e Remígio, no Agreste da Paraíba. Segundo informações da PRF, 37 veículos eram de motoristas que não possuem carteira nacional de habilitação (CNH).

Ao todo, 77 veículos foram apreendidos em dois dias de fiscalização. Outras infrações como o não uso do capacete, falta de licenciamento, transporte de crianças e excesso de passageiros também foram registradas.

A PRF na Paraíba intensificou as fiscalizações às motocicletas para evitar acidentes graves e a consequente ocupação dos leitos hospitalares durante a pandemia de Covid-19. Ainda conforme a instituição, 75% dos acidentes graves e 82% das mortes envolveram motos durante a pandemia.

A maior parte dos motociclistas abordados durante as fiscalizações da PRF nas rodovias federais do estado não são habilitados, fator que aumenta o risco de acidente, segundo a inspetora Keyla Melo.

G1 PB
Viewing all 15233 articles
Browse latest View live