Quantcast
Channel: Notícia da Serra
Viewing all 15233 articles
Browse latest View live

Picuí tem terceiro caso confirmado de COVID-19

$
0
0



O boletim epidemiológico divulgado na tarde desta sexta-feira (22) pela Secretaria de Saúde de Picuí informa que surgiu mais um caso da COVID-19 no município. Com esse já são três casos confirmados em menos de 15 dias.

O município vem adotando as medidas preventivas desde o dia 17/03 com vistas a diminuir o impacto da chegada do vírus no município. Comparado ao município de São Vicente do Seridó, distante 70km e com área territorial muito menor, os picuienses estão conseguindo controlar os registros de novos casos. Em São Vicente do Seridó já foram sete casos confirmados em questão de dias.

As barreiras sanitárias nas entradas da cidade ajudam na prevenção e o isolamento social segue como a principal medida para a contenção do avanço no número de casos.

CreativeTV



DE CASA NOVA: Repórter Flávio Fernandes troca TV Arapuan pela TV Tambaú

$
0
0



O jornalista Flávio Fernandes pediu nesta sexta-feira (22) demissão do Sistema Arapuan, onde atuava como repórter da TV Arapuan/RedeTV e da rádio Arapuan FM.

Em conversa com a reportagem do Polêmica Paraíba, o comunicador revelou que recebeu convite da TV Tambaú, afiliada do SBT no estado.
Na nova casa, Flávio também deve continuar fazendo reportagens, sobretudo na área policial, mantendo o dinamismo e a agilidade, marcas registradas do profissional.
Ele deve estrear na TV Tambaú no próximo dia 1º de junho, uma segunda-feira. Enquanto isso, ele deve passar alguns dias com a família em sua terra-natal, Cuité, município do agreste paraibano.

Prefeito de São Bento do Trairi emite nota pública

$
0
0

           
O Prefeito de São Bento do Trairi , emitiu  nota de esclarecimento a população neste domingo (24). O gestor falou sobre o fato que ocorreu durante essa semana quando visitou uma família no município.

         
                         NOTA PÚBLICA

Diante de notícias veiculadas em algumas redes sociais e blogs, o Prefeito José Aracleide de Araújo – Kêka – de São Bento do Trairi, vem a público restabelecer a verdade e esclarecer que é inverídica a informação de que ele tenha reunido pessoas, fazendo aglomeração, em uma confraternização. 


Em verdade, é necessário informar que o prefeito recebeu um chamado para ir a um atendimento de uma pessoa de seu convívio frequente, na zona rural do Município e, lá chegando, observou que várias pessoas também chegavam, o que, por ser favorável ao isolamento social, fez com que o Sr. José Aracleide fosse embora, permanecendo muito pouco tempo no local, menos que 20 minutos 


Por fim, o Prefeito lamenta o uso eleitoreiro e distorcido dos fatos, reforçando que várias das fotografias divulgadas são de um outro momento, no passado. Ademais, frisa que tem realizado um exaustivo trabalho de conscientização e prevenção da população, acatando, inclusive, todas as Recomendações emanadas do Ministério Público Federal e Estadual e, antecipa que, a partir de agora, irá redobrar o cuidado e cautela quanto ao isolamento, mesmo sabendo que a presença do prefeito é inevitável para resolver alguns problemas de sua cidade neste período difícil de pandemia.


São Bento do Trairi, 22 de maio de 2020

José Aracleide de Araújo
Prefeito


Gargalheiras está a 5 metros da sangria

$
0
0




Nas últimas 24 horas, o Gargalheiras em Acari, aumentou seu nível em 10 centímetros. O reservatório precisa de 5 metros e 08 centímetros para atingir sua capacidade máxima e transbordar, de acordo com medição realizada pelo amigo Jajá Macedo, nesta terça-feira (26).
.
Foto: autor desconhecido
Blog do Davi Neto

CORONAVÍRUS ; Barra de Santa Rosa tem primeiro caso confirmado

$
0
0





Foi confirmado agora a pouco o registro do primeiro caso da COVID-19 no município de Barra de Santa Rosa na noite desta segunda-feira (25).

Inscreva-se em nosso canal do Youtube: Clique aqui!

Ainda não se tem informação do sexo do paciente, idade e monitoramento. Dias atrás, o Prefeito da cidade, Neto Nepomucendo anunciou o retorno das aulas para o dia 01/06. Agora, depois dessa confirmação não se sabe o que será feito quanto a esse tema. O prefeito irá se manifestar sobre o assunto.

O isolamento social segue como a principal medida para a contenção do avanço no número de casos.


Homem é resgatado de ferragens de carro após acidente na BR-405, próximo a cidade de Rafael Fernandes

$
0
0
Um homem ficou preso às ferragens de um carro após acidente na BR-405, no trecho próximo a cidade de Rafael Fernandes, no Alto Oeste potiguar. O caso ocorreu na noite de segunda-feira (25).
O Corpo de Bombeiros de Pau dos Ferros foi acionado pela Polícia Militar e uma equipe do Grupamento de Busca e Salvamento foi enviada para o local. De acordo com os bombeiros, dois homens estavam no veículo que capotou. O motorista foi arremessado para fora do carro enquanto o passageiro ficou preso às ferragens.
Os dois homens foram resgatados e socorridos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para atendimento médico no Hospital Regional Cleodon Carlos de Andrade em Pau dos Ferros.

G1RN

Coronavírus: Sobre para 153,8 mil o número de pessoas curadas no Brasil

$
0
0
O número representa 41% do total de casos confirmados no país. As informações foram atualizadas pelas Secretarias Estaduais de Saúde até as 19h desta segunda-feira (25/5)
O Brasil alcançou nesta segunda-feira (25/5) o total de 153.833 pessoas curadas do coronavírus. O número representa 41% do total de casos confirmados atualmente (374.898). A quantidade de pessoas curadas tem crescido a cada dia. Nas últimas 24h, 3.922 pessoas se curaram da doença. Outras 197.592 pessoas seguem em acompanhamento médico. As informações foram atualizadas pelas Secretarias Estaduais de Saúde do Brasil até as 19h desta segunda (25).
O Governo do Brasil tem empenhado todos os esforços necessários para garantir o atendimento médico a quem precisa por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). As iniciativas para cuidar da saúde de todos têm sido adotadas em parceria com as secretarias de saúde estaduais e municipais. As ações são monitoradas e avaliadas diariamente, seguindo parâmetros e necessidades de cada estado ou município. Além de recursos financeiros, estão sendo realizados investimentos constantes na aquisição de insumos, respiradores, testes de diagnóstico, remédios e equipamentos de proteção individual para os profissionais de saúde, além da habilitação de leitos de UTI exclusivos para os pacientes graves ou gravíssimos do coronavírus.
Até o momento, o país registra 23.473 óbitos, sendo que 807 foram registrados nos sistemas de informação oficiais do Ministério da Saúde nas últimas 24h. No entanto, maioria dos casos aconteceu em outros dias. Isso porque as notificações ocorrem apenas após a conclusão da investigação dos motivos das mortes pelas Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde. Assim, do total de novos registros, 270 óbitos ocorreram, de fato, nos últimos três dias e outros 3.742 estão em investigação.

Cerca de dois mil municípios do país não possuem casos de coronavírus e mais de 70% das cidades não registram nenhum óbito pela doença. A taxa de letalidade atualmente da doença é de 6,3%, considerando o total de casos confirmados.

Lajes Pintadas registra chuva de até 40 mm ontem (25)

$
0
0

A cidade de Lajes Pintadas-RN registrou nessa segunda-feira (25), uma boa chuva. No pluviômetro instalado na residência de Valdir Costa, foram registrados 40 milímetros.

Diario LajesPintadense

Covid-19: a cada 3 pacientes entubados em UTIs brasileiras, 2 morrem, diz jornal

$
0
0
Apenas um em cada três pacientes graves de covid-19 que são entubados nas UTIs brasileiras se recupera e consegue voltar para casa. A mortalidade desses doentes é de 66%, um número muito alto quando comparado aos internacionais. Segundo especialistas, o porcentual reflete as precariedades do sistema de saúde do País e, eventualmente, o uso indiscriminado de medicamentos sem benefícios comprovados cientificamente, como a cloroquina.
A conclusão é de um levantamento do Projeto UTIs Brasileiras, da Associação de Medicina Intensiva Brasileira (Amib) e do Epimed – uma ferramenta de análise de dados e desempenho hospitalar. A coleta de informações foi feita entre os dias 1.º de março e 15 de maio em 450 hospitais em todo o Brasil, envolvendo 13.600 leitos de terapia intensiva – o que equivale a cerca de um terço das vagas para adultos nessas unidades. 
Os pacientes mais graves são aqueles que estão internados em uma unidade de terapia intensiva e demandam apoio de ventilação mecânica para continuar respirando. Por isso, a mortalidade desses doentes é forçosamente alta em qualquer lugar do mundo. No Reino Unido, por exemplo, é de 42%, e, na Holanda, chega a 44%. Um outro estudo, restrito à cidade de Nova York, revelou um porcentual ainda mais alto, de 88%. 
Paciente é tratado no Hospital Instituto de Infectologia Emílio Ribas, cuja Unidade de Terapia Intensiva opera em sua capacidade máxima para a covid-19 em São Paulo Foto: TIAGO QUEIROZ/ESTADÃO
“A mortalidade geral na UTI é de 21%, entretanto, entre a população de pacientes mais graves, chega a 66%”, compara o coordenador do Projeto UTIs Brasileiras, o médico intensivista Ederlon Rezende. “Ou seja, de cada três pacientes que vão para a ventilação mecânica, apenas um sobrevive. Essa doença não é uma gripezinha.” 
O também médico intensivista Jorge Salluh, pesquisador do IDOR e fundador da Epimed Solutions, concorda com o colega e especula sobre as razões da mortalidade tão alta. “Este porcentual é muito alto para qualquer doença, qualquer estatística, é um número assustador”, diz. “Eu não tenho esses dados, é uma inferência, mas o que parece é que estamos esquecendo de medidas de prevenção adotadas nas UTIs. O uso de tratamentos experimentais, como a cloroquina e outras substâncias, todas igualmente com poucas evidências, podem ser um fator. Intervenções farmacológicas não comprovadas aumentam o risco de morte por efeitos colaterais”, comenta.

Leia a reportagem completa no Estadão

Sem água a mais de 30 dias , população de Jaçanã recebe conta e ainda gasta por fora

$
0
0
FOTO ;  MORADORES DA RUA PAULO JADER , DEZ DE 2019



Moradores de Jaçanã , cidade localizada na região Trairi do Rio Grande do Norte já não sabe mais o que fazer. De acordo com eles, falta água nas torneiras, diariamente, há cerca de 30 dias, e a companhia de água e esgotos do Rio Grande do Norte (CAERN) não resolve o problema. Se não bastasse o fato de não ter água os moradores ainda são obrigados a  pagar a conta integralmente e comprar água por fora para suprir as necessidades diárias. 
Há má prestação de serviço por parte da CAERN não é de hoje , a muitos anos a população vem sofrendo com a instabilidade na distribuição da água para os bairros no município. 
Um morador da Rua Paulo Jader , contou ao NS que liga para CAERN há um mês e até agora nada.  "Estamos nessa situação a mais de 30 dias , ligo para CAERN , e apesar de informarem que o problema será resolvido , até agora nada."disse
O funcionário publico Kerginaldo conta que na sua rua já são 15 dias sem água nas torneiras. "Um absurdo isso está ocorrendo logo agora que estamos precisando nos prevenir do covid-19". completou
É importante ressaltar que 2020 tem sido um ano de muitas chuvas , isso nos leva a crer que os problemas que afetam o abastecimento na cidade se deve a um problema nos equipamentos antigos e que necessitam serem substituídos por novos. 
Ao longo dos últimos 30 dias o Noticia da Serra não só cobrou respostas da CAERN através do blog , redes sociais e no Rádio , como também entrou em contato com a companhia para cobrar providencias. 
Não queremos apenas uma resolução temporária , é momento de cobrar uma solução para o problema , e que a CAERN realize um trabalho de comunicação mais efetivo para que a população entenda como funciona a distribuição de água para os setores , dando tempo de se programar.
A população está cobrando , sabemos que questionamentos já foram feitos por parte dos poderes executivo e legislativo , mais acredito que é chegada a hora das nossas lideranças pressionarem o governo do estado para que resolva o problema definitivamente. 

VÍDEO MOSTRA QUE O PROBLEMA NÃO É DE HOJE , ASSISTA!


           



NOTICIA DA SERRA 





PRF realiza operação entre Cuité e Remígio , deflagra 211 infrações e recupera moto roubada

$
0
0




Operação Duas Rodas: Nesta quarta-feira (27) a ação foi realizada nos municípios de Cuité, Barra de Santa Rosa e Remígio, todas na BR 104. Durante a ação foram flagradas 211 infrações de trânsito e 40 foram recolhidas. Além dos veículos flagrados cometendo infrações de trânsito, uma motocicleta roubada foi recuperada durante a ação


A Polícia Rodoviária Federal na Paraíba está realizando, de forma itinerante em todo estado, a Operação Duas Rodas. O objetivo da ação é intensificar a fiscalização de motocicletas para evitar acidentes graves envolvendo motos. A ação está percorrendo o Sertão, a região de Curimataú e área metropolitana de João Pessoa e Cabedelo
Fonte: PRF Paraíba
imagens:@prfpb.oficial

RN registra 72 policiais e bombeiros diagnosticados com coronavírus; 319 estão afastados

$
0
0



Os dados são da Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Norte (Sesed), solicitados pelo G1. A força mais atingida é a Polícia Militar, que representa 73% dos afastamentos, 84% dos casos confirmados da doença e 100% dos óbitos.

Para o secretário de Segurança, coronel Francisco Canindé Araújo, a Polícia Militar tem o maior número de infectados por pelo menos dois motivos: primeiro, porque conta com o maior efetivo. São cerca de 8,4 mil militares, contra cerca de 1,4 mil na Polícia Civil e 600 no Corpo de Bombeiros. Segundo, porque os PMs são os que mais estão na rua, no combate à criminalidade e também no apoio às autoridades de saúde.

O secretário reconheceu que o afastamento dos policias tem dificultado a gestão das escalas, que vem sendo alteradas pelos gestores dos órgãos.

"É um sobre-esforço, porque além da lida no combate do dia-a-dia contra a criminalidade, contra a violência, estamos no enfrentamento da Covid-19, apoiando as medidas sanitárias feitas nas cidades. Só hoje são quatro barreiras sanitárias. Essa situação traz sim dificuldade, porque eram pessoas que estavam na ativa e de uma hora para outra, precisam ser afastadas", afirmou.

Com lei sancionada, governo e prefeituras do RN esperam receber socorro financeiro de R$ 792 milhões da União

$
0
0



Com a sanção do governo federal à lei que prevê socorro financeiro de R$ 60 bilhões da União para recompor perdas de receitas dos estados e municípios, nesta quinta-feira (28), governo do estado e prefeituras do Rio Grande do Norte esperam receber cerca de R$ 792 milhões ao longo dos próximos quatro meses. Porém, estado e município afirmam que o valor é abaixo das perdas de arrecadação estimadas para o ano.

Segundo o secretário de Planejamento do estado, Aldemir Freire, são esperados R$ 442 milhões a título de recomposição da perda de arrecadação. "Esses recursos serão utilizados para bancar o custeio básico do Estado. Não são recursos a mais. Na verdade, caculamos que esse montante talvez não seja suficiente para cobrir todas as perdas ao longo do ano", considera ele.

Outro valor de R$ 130 milhões que deverá ser enviado para a Saúde ainda é uma estimativa do estado. De acordo com ele, o governo federal ainda não confirmou o montante. "Esses recursos serão utilizados no enfrentamento da pandemia: pagar novos leitos (UTIs, semi intensivos e leitos clínicos), contratação de pessoal, respiradores, medicamentos, EPIs, etc", ponderou, afirmando que o estado está contratando temporariamente mais de 3 mil servidores para a saúde.

Já a Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte estima que as prefeituras do estado vão receber aproximadamente R$ 350,2 milhões. Embora considere que o valor seja uma ajuda para manter os serviços básicos nas administrações locais, a entidade considerou que o auxílio não será suficiente para cobrir a queda de arrecadação das cidades potiguares, que deverá chegar a R$ 795,6 milhões até o fim de 2020, de acordo com o presidente da federação, o prefeito José Leonardo Casimiro de Araújo, conhecido como Naldinho, de São Paulo do Potengi.

A estima de perdas para o ano, de acordo com ele, leva em conta as perdas na quota-parte do ICMS, e em impostos municipais, como ISS, IPTU e ITBI, além da redução da participação no Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) e Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

O texto aprovado pelo Congresso no dia 6 de maio ainda suspende as dívidas de estados e municípios com a União, inclusive os débitos previdenciários parcelados pelas prefeituras que venceriam este ano. Esse ponto pode gerar um impacto de R$ 60 bilhões à União.

O repasse direto, em quatro parcelas, será dividido da seguinte forma:

R$ 50 bilhões em compensação pela queda de arrecadação (R$ 30 bilhões para estados e DF; R$ 20 bilhões para municípios);
R$ 10 bilhões para ações de saúde e assistência social (R$ 7 bilhões para estados e DF; R$ 3 bilhões para municípios).
Vetos
A Lei Complementar nº 173, estabelece o Programa Federativo de Enfrentamento ao Coronavírus SARS-CoV-2 (Covid-19). Ao sancionar o texto, o presidente Jair Bolsonaro (Sem Partido) fez quatro vetos, que ainda poderão ser analisados pelos deputados e senadores:

Aumento a servidores: abertura de exceção para que servidores da saúde e segurança pública pudessem ter os salários reajustados. Com o veto, não haverá reajustes para nenhuma categoria do serviço público até o final do ano que vem. Segundo o governo, a manutenção do dispositivo retiraria quase 2/3 do impacto esperado para a restrição de crescimento de despesa com o pessoal;
Concursos públicos: vetada suspensão dos prazos de validade de concursos públicos homologados até 20 de março.Segundo o governo, o dispositivo fere o pacto federativo e a autonomia dos entes da federação;
Garantias e contragarantias: trecho proibia a União de executar garantias e contragarantias em caso de inadimplência em 2020. De acordo com o governo, se a proibição permanecesse, haveria o risco de o Brasil se tornar inadimplente perante o mercado doméstico e internacional;
Previdência: trecho previa a suspensão das parcelas relativas aos pagamentos dos financiamentos de dívidas dos Municípios com a Previdência. Governo afirma que o parágrafo é inconstitucional, porque o prazo suspenderia o limite de 60 meses.

RN contabiliza mais 13 mortes nas últimas 24h e agora soma 255 óbitos por Covid

$
0
0



Rio Grande do Norte já contabiliza 255 mortes por Covid-19, segundo atualização da Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) nesta quinta-feira (28). A Sesap informou que teve um problema no bancos de dados, por isso, os números de casos confirmados da infecção, suspeitos e descartados não foram divulgados.
Segundo o último levantamento da Sesap, divulgado na quarta-feira (27), foram 5.630 casos confirmados da infecção, 14.035 suspeitos e 11.207 descartados.
“É preciso aumentar isolamento para diminuir as taxas de contágio e ocupação de leitos”, destaca Cipriano Maia, Secretário de Saúde do RN.

Taxa de Ocupação

A taxa de ocupação nas unidades hospitalares destinadas a tratar o novo coronavírus no estado está distribuída da seguinte maneira:
  • Região Oeste: 100%
  • Pau dos Ferros: 62,6%
  • Grande Natal: 100%
  • Seridó: 40,9%

Picuí registra 8º caso positivo para Covid-19

$
0
0



Na tarde desta quinta-feira (28), foi divulgado 39º boletim epidemiológico pela Secretaria de Saúde de Picuí, município localizado na região do Seridó paraibano, no qual veio a confirmação do 8º caso positivo para Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.

De acordo com os dados do boletim que foi divulgado por meio das redes sociais, a terra da carne de sol tem 93 pessoas em quarentena domiciliar sendo acompanhadas; 46 sintomáticos respiratórios, 125 casos descartados e 01 caso recuperado.

Por Marcílio Araújo - Portal Picuí Hoje.

Prefeitura de Jaçanã divulga boletim Epidemiológico

$
0
0



Confira os números do Boletim Epidemiológico sobre o Coronavírus (Covid-19) desta quinta-feira (28) em Jaçanã/RN.

São B. do Trairi: Prefeito Kêka está com Coronavírus (Covid-19)

$
0
0




O Prefeito de São Bento do Trairi, Kêka Araújo confirmou ao @noticiadaserra,  que testou positivo para o novo coronavírus.

No boletim Epidemiológico divulgado  ontem, foram confirmados mais cinco casos, agora a cidade contabiliza 08 casos confirmados.

Secretaria de Saúde estuda fazer testagem em massa nos municípios mais afetados

$
0
0



A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) avalia fazer em breve uma ampla pesquisa por amostragem para detectar qual é o real nível de transmissão da Covid-19 no Rio Grande do Norte. A testagem em massa tem o objetivo de subsidiar o planejamento de ações para enfrentamento da doença, que é causada pelo novo coronavírus.

A ideia é realizar um estudo semelhante ao que está sendo encampado por pesquisadores da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) em parceria com o Ministério da Saúde. O levantamento nacional, que acontecerá por etapas, vai testar cerca de 33 mil pessoas em 133 municípios, inclusive no RN.
“Temos alguns projetos em curso para a realização de testes por amostragem em municípios que estão com a situação epidemiológica mais alarmante, para a gente conseguir determinar o perfil de transmissão. Isso está em análise e será efetivado, se tudo correr da forma como estamos planejando, em breve”, disse nesta quarta-feira (27) a subcoordenadora de Vigilância Epidemiológica da Sesap, Alessandra Lucchesi.


Se acontecer nos mesmos moldes da pesquisa da UFPel, o estudo no Rio Grande do Norte será com testes enviados pelo Ministério da Saúde ou adquiridos em parceria com empresários. O estoque atual de exames para pacientes não seria incluído no levantamento.

Atualmente, a rede estadual de saúde possui 72 mil testes em estoque para diagnosticar a Covid-19, e outros 44 mil foram distribuídos para os municípios. Os exames são divididos em dois tipos: o RT-PCR, que identifica o novo coronavírus a partir da análise molecular, e o teste rápido, que mede se o paciente desenvolveu anticorpos para a doença.

No caso do RT-PCR, a indicação é para quem está com sintomas há no máximo uma semana e pertence ao grupo de risco para a Covid-19, isto é, idosos e pessoas com doenças pré-existentes, como diabetes, hipertensão e obesidade.

Já o teste rápido, por medir anticorpos, é feito somente em quem teve sintomas por uma semana e está há pelo menos três dias sem sentir nada. Também é preciso ser do grupo de risco para ter acesso ao exame na rede pública.

Nos dois casos, além dos integrantes do grupo de risco, pacientes internados e profissionais da saúde e da segurança pública conseguem fazer o exame.
De acordo com Alessandra Lucchesi, apesar dos 116 mil exames em estoque, a Sesap não cogita neste momento alterar o protocolo para a realização de exames. Segundo ela, como a pandemia ainda está em ascensão no Rio Grande do Norte, a demanda por testes pode crescer nos próximos dias.

“Realizar a testagem indiscriminada se torna complicado porque estamos nos aproximando do pico da pandemia e não temos garantia de disponibilidade de estoque de testes daqui para a frente. O uso está sendo racional porque temos necessidade do controle”, afirmou.

A subcoordenadora de Vigilância Epidemiológica explicou que a testagem em massa da população tem o objetivo de definir melhor o perfil da doença, mas que, no momento, a recomendação sobre o uso dos testes não vai mudar porque a indicação atual visa dar informações para que a Sesap organize melhor a rede de assistência a quem, de fato, está doente e pode ter complicações.

Alessandra Lucchesi não soube determinar até quando o estoque atual de testes será suficiente, mas garantiu que não haverá falta de exames pelos próximos 15 dias. “Hoje temos uma taxa de transmissão que varia de 1,9 a 2,1 (ou seja, cada pessoa contamina até duas pessoas). Se essa taxa aumentar, esse estoque poderá sofrer variações. Então, não há como prever até quando é suficiente”, disse.

RN registra 22 óbitos em 24 horas no pior dia da pandemia

A Sesap informou nesta quarta que o número de mortes provocadas pelo novo coronavírus no Rio Grande do Norte chegou a 242. Foram 22 óbitos confirmados em apenas 24 horas.

Trata-se do maior número de mortes para um dia desde o início da pandemia. O recorde anterior tinha sido registrado no último domingo (24), quando foram confirmadas 16 mortes.

Ainda segundo a Secretaria de Saúde, são 5.630 casos confirmados da infecção, 14.035 suspeitos e 11.207 descartados. Todos os leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) dedicados ao tratamento da Covid-19 estão ocupados.
Por Tiago Rebolo

PSDB de Jaçanã anuncia pré-candidatos a vereador

$
0
0


O diretório do PSDB de Jaçanã anunciou no ultimo domingo (20) os pré-candidatos a vereador que disputarão o pleito deste ano pela legenda.


Na lista conta com a força feminina , representada por Patrícia Bulhões e Nalvinha de Manoel Gama  , o ex-prefeito Esdras Farias e o vereador Rodela que são considerados políticos experientes ,  além dos novatos , Damião , Victor Nascimento ,Til , Júnior , Josemir e Adelson. 


Apesar da indefinição sobre a data das eleições , o PSDB de Jaçanã tem se fortalecido a cada dia , além da nominata de vereadores o partido terá o ex-prefeito Uady e a vereadora Riane Guedes compondo a chapa majoritária. 


O Partido Progressista (PP) fechou questão e apoiará o projeto encabeçado pelo PSDB no município , no próximo domingo serão apresentados a população os nomes dos pré-candidatos a vereador pela legenda.








RN tem a segunda maior taxa de contágio de coronavírus do Brasil

$
0
0



O Rio Grande do Norte atingiu, nesta quinta-feira (28), 255 mortes causadas pela Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus. Há mais de 5 mil potiguares infectados, de acordo com os mais recentes dados da Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap).
A capacidade de transmissão do vírus em cada estado brasileiro foi medida por uma pesquisa e, contrariando o que acredita a Sesap, o RN ficou com a segunda maior taxa de contágio do País – atrás apenas de Goiás.
Os índices nacionais foram levantados pelo grupo Covid-19 Analytics, da PUC-Rio, e medem a expansão dos casos confirmados da doença em cada localidade. O cálculo para obter as taxas leva em consideração o crescimento da infecção e o número de recuperados, além de normatizar o ciclo ativo da doença em 20 dias.
Segundo o levantamento, a taxa de contágio no Rio Grande do Norte é de 4,88, ou seja, cada potiguar infectado deve transmitir o coronavírus para, em média, quatro pessoas. Inicialmente, o índice estava em 1,9 no último dia 8, mas avançou durante o mês. O Estado fica atrás apenas de Goiás, no Centro-Oeste, que registrou taxa de 5,63 nesta quinta (28).
A Sesap, no entanto, rebateu o número durante entrevista coletiva na quarta (27). Alessandra Lucchesi, subcoordenadora de Vigilância Epidemiológica da secretaria, afirmou que a taxa de contágio no estado varia entre 1,9 e 2,1.
Ainda de acordo com o grupo Covid-19 Analytics, a taxa necessária para estabilizar a pandemia é a de 1,0, significando que uma pessoa infectada deve contaminar apenas mais uma pessoa. Mas a taxa média de reprodução no País está em 1,92 atualmente.

Testagem

A divergência dos números motiva a Sesap, que planeja realizar uma ampla pesquisa por amostragem para detectar qual é o real nível de transmissão da Covid-19 no estado. “Temos alguns projetos em curso para a realização de testes por amostragem em municípios que estão com a situação epidemiológica mais alarmante, para a gente conseguir determinar o perfil de transmissão. Isso está em análise e será efetivado, se tudo correr da forma como estamos planejando, em breve”, disse Alessandra Lucchesi.
Atualmente, a rede estadual de saúde possui 72 mil testes em estoque para diagnosticar a Covid-19, e outros 44 mil estão com os municípios. Apesar dos 116 mil exames em estoque, a Sesap não cogita neste momento alterar o protocolo para a realização de exames, que são indicados apenas para os que estão no grupo de risco. Segundo Alessandra, como a pandemia ainda está em ascensão no Rio Grande do Norte, a demanda por testes pode crescer nos próximos dias.
“Realizar a testagem indiscriminada se torna complicado porque estamos nos aproximando do pico da pandemia e não temos garantia de disponibilidade de estoque de testes daqui para a frente. O uso está sendo racional porque temos necessidade do controle”, afirmou a subcoordenadora.
Viewing all 15233 articles
Browse latest View live