Por Paulo Milet | Redação Eschola.com adaptado pelo Blog Notícia da Serra
São histórias infelizmente muito comuns no nosso país. Todo ano mais de 1 milhão (!) de pessoas abandonam os estudos no Ensino Médio (antigo Segundo Grau). Segundo o MEC, o índice de evasão no Brasil é de 10,3% por ano, ou seja, um em cada dez estudantes para de estudar a cada ano. Em alguns estados, esse índice é bem maior. Pará (19,2%), Alagoas (17,8%) e Paraíba (17,4%), por exemplo.
Mas, se pararam antes de completar o Ensino Médio, o que o ENEM tem a ver com isso? O ENEM não é só pra quem já completou ou está completando o Ensino Médio e quer entrar na Faculdade?
Não, não é só isso. Desde 2009 o ENEM serve também como Certificação para o Ensino Médio.
Não entendeu? Explico melhor. O ENEM vale como se fosse um exame supletivo. Você só precisa ter 18 anos completos e conseguir alcançar os pontos necessários. Isso significa 450 pontos nas provas objetivas e 500 pontos na redação. Essa pontuação foi calculada em função da pontuação média do aluno concluinte do Ensino Médio no Brasil.
O raciocínio é claro. Ora, se eu tenho tantos pontos quanto a média dos alunos do Ensino Médio, eu tenho direito ao meu diploma.
ATENÇÃO! As inscrições para o ENEM 2013 estão abertas de 13/05 a 27/05 no site do INEP/MEC.
Antes que alguém mais preconceituoso comece a levantar objeções, lembro que isso é um modelo de “Certificação de conhecimento” por entidade independente, como tantos outros no Brasil e no exterior.
Isso é muito comum. Nos EUA existe o exame GED (General Education Development ) para quem abandonou os estudos na High-school.
Em resumo, respondendo à pergunta do título lá em cima: Não completei o segundo grau. E agora?
Meu conselho? - Estude e faça uma revisão da matéria do Ensino Médio, inscreva-se no Enem e boa sorte! Sua vida pode mudar em pouco tempo. E aqueles lá de cima? Como ficaram?
A boa notícia é que todos obtiveram os pontos necessários e já estão com seus Certificados do Ensino Médio. Ah, e alguns já estão na faculdade!