No segundo dia de provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) neste domingo (9), candidatos repetiram a prática de tirar fotos dos cartões de resposta. Após o início do exame, depois do fechamento dos portões às 13h, as imagens foram divulgadas em redes sociais como o Instagram. Ontem (8), no primeiro dia de prova, estudantem também publicaram fotos do exame. Ao longo do sábado, foram eliminados 65 inscritos por uso indevido de telefones celulares.
As ações subvertem determinação do MEC (Ministério da Educação) quanto à proibição do registro de imagens da prova. Candidatos que desrespeitarem a determinação serão eliminados. Ontem (8) e hoje (9), o MEC faz supervisão nas redes sociais para identificar ações irregulares de candidatos.
A regra está no edital: não é permitido portar máquinas calculadoras, agendas eletrônicas ou similares, telefones celulares, smartphones, tablets, iPods, pen drives, mp3 ou similar, gravadores, relógios, alarmes de qualquer espécie ou qualquer transmissor, gravador ou receptor de dados, imagens, vídeos e mensagens.
Fonte: r7