O Datafolha divulgou nesta quarta-feira (22) a quarta pesquisa do segundo turno da eleição presidencial. O levantamento foi encomendado pela Folha de S. Paulo e publicado na edição de desta quarta-feira do jornal.
O Datafolha mostra Dilma Rousseff, do PT, numericamente à frente de Aécio Neves, do PSDB, e os dois empatados tecnicamente, como na pesquisa divulgada na segunda-feira (20).
O nível de confiança é de 95%. Isso significa que se forem realizados cem levantamentos, em 95 deles os resultados estariam dentro da margem de erro prevista, que é de dois pontos para mais ou para menos.
Dilma Rousseff, do PT, tinha 44% na primeira pesquisa do segundo turno. Depois, 43%; 46% na pesquisa realizada na segunda-feira (20). No levantamento divulgado nesta quarta-feira (22), o índice oscilou para 47%. Com a margem de erro, Dilma tem de 45% a 49%.
Aécio Neves, do PSDB, tinha 46%; 45%; 43%. E agora, manteve os 43%. Com a margem de erro, Aécio tem de 41% a 45%.
Aécio e Dilma estão, portanto, empatados tecnicamente no limite da margem de erro.
Votos brancos e nulos somavam 4%; 6%; 5%. Agora, são 6%. Os que não souberam ou não responderam eram 6% nas três pesquisas anteriores. E agora, são 4%.
O Tribunal Superior Eleitoral faz a totalização desprezando os votos brancos e nulos. Nas pesquisas eleitorais, os votos válidos desconsideram ainda o percentual de eleitores indecisos.
Vamos aos números do Datafolha.
Dilma Rousseff, do PT, tinha 49%, 49% de novo. Passou para 52%. E agora manteve os 52%. Com a margem de erro, Dilma tem de 50% a 54%.
Aécio Neves, do PSDB, tinha 51%, 51% novamente. Foi para 48%. E agora manteve os 48%. Com a margem de erro, Aécio tem de 46% a 50%.
Portanto, neste cenário, Aécio e Dilma também estão tecnicamente empatados, no limite da margem de erro.
Jornal Nacional