Pau dos Ferros acaba de dar mais uma dor de cabeça a candidatura de Henrique Eduardo Alves, do PMDB, ao Governo do Estado. O prefeito da cidade, Fabrício Torquato, do DEM, decidiu “mudar de lado” e, no segundo turno, caminhará ao lado de Robinson Faria, candidato a governador pelo PSD. O motivo para isso foi a vitória “expressiva” do pessedista na cidade. “A população de Pau dos Ferros já escolheu o seu governador e por isso vamos seguir com Robinson”, destacou Fabrício Torquato se referindo a vitória expressiva do candidato do PSD na cidade. No primeiro turno, Robinson Faria teve 5.972 votos, o que representou 47,74% dos votos válidos. Henrique Eduardo Alves, 5.722 votos, atingindo um percentual de 45,75%.
A diferença pode até não ter sido tão grande – apenas 250 votos. Contudo, quando se analisa os apoios que Henrique obteve na cidade, o prejuízo eleitoral do peemedebista foi considerável. Afinal, Henrique teve o apoio dos “dois lados”, o peemedebista e o democrata, que foram adversários por décadas.
Essa “união”, inclusive, sempre representou uma dor de cabeça para Henrique, porque sempre foi cercada de incertezas sobre se estaria, realmente, unidos em torno do nome de Henrique. Foi lá, por exemplo, que Henrique protagonizou um dos momentos mais polêmicos da campanha, ao tomar o microfone da mão do deputado estadual do PMDB, Gustavo Fernandes, porque este (que é do lado peemedebista de Pau dos Ferros) falava dos “ex-adversários” democratas.
Apesar da polêmica “união de opostos” em Pau dos Ferros, é bem verdade que o prefeito Fabrício Torquato sempre teve afinidade com Robinson Faria. Em julho, ele já havia até manifestado interesse em apoiar o nome do PSD por acreditar em seus projetos para o Rio Grande do Norte, mas optou pro seguir a orientação do seu grupo político, o DEM, liderado na cidade pelo deputado Getúlio Rêgo e pelo ex-prefeito Leonardo Nogueira.
MAIS ADESÕES
É importante lembrar que essa não é a primeira adesão da candidatura de Robinson Faria neste início de segundo turno – menos um apoiador na campanha de Henrique Eduardo Alves. Insatisfeitos com o PMDB, os ex-prefeitos de Canguaretama, Wellison Ribeiro (PMDB) e João Careca (PMDB), anunciaram apoio a Robinson nesta quarta-feira.
O anúncio do apoio foi feito após consulta a população dos líderes municipais. De acordo com os ex-prefeitos, eles querem um candidato que tenha projetos para a região Agreste. Ouvimos a população que não quer Henrique e anunciamos: vamos apoiar Robinson porque ele tem projetos para a nossa região e fará um bom governo”, destacou o ex-prefeito Wellison.
Leonardo Rêgo: “Prefeito vai dizer em quem realmente vai votar desta vez”
O anúncio de Fabrício Torquato pode não ter caído bem para a candidatura de Henrique Alves mas, pelo menos externamente, o que se viu mesmo foi a insatisfação política dos aliados dele em Pau dos Ferros, o ex-prefeito da cidade, Leonardo Rêgo, e o pai dele, o deputado estadual reeleito Getúlio Rêgo. Foram eles quem se pronunciaram oficialmente sobre o caso.
“O prefeito agora vai ter a decência de dizer que vai votar num candidato e realmente vai votar”, disse o ex-prefeito de Pau dos Ferros ao blog de Thaisa Galvão, dizendo que Fabrício Torquato, apesar de oficialmente apoiar Henrique, não “trabalhou” para a candidatura do peemedebista e nem o voto dele mesmo deu ao PMDB.
Leonardo e Getúlio Rêgo, vale lembrar, foram os responsáveis por levar Fabrício Torquato a Prefeitura de Pau dos Ferros em 2012, ao o apoiarem oficialmente na disputa contra o PMDB. “Não falo em rompimento, mas nós vamos para um lado e ele para o outro. Cada um vai estar em seu lado. E vamos ver quem tem mais força”, acrescentou Leonardo.
Para Getúlio, quem vai decidir qual a maior força política em Pau dos Ferros “é o povo em defesa da vitória de Henrique Alves no segundo turno”. O deputado considerou uma incoerência política a decisão do prefeito Fabrício Torquato, de mudar de palanque no segundo turno. Torquato, que foi eleito prefeito com o apoio do grupo político de Getúlio e do seu filho Leonardo Rêgo, chegou a subir no mesmo palanque de Henrique Alves e dizer que Pau dos Ferros “ganharia um parceiro com a eleição de Henrique para o Governo”.
“Lamentamos a decisão do prefeito que me comunicou o fato. Respeito a decisão dele, mas claramente seremos adversários neste momento. Ele defendendo uma candidatura e nós a outra, com toda empolgação e entusiasmo”, disse o deputado Getúlio Rêgo. Ele ratificou a aliança firmada com Henrique no primeiro turno, destacando “lealdade e coerência”.
O parlamentar falou sobre sua atuação política e o compromisso acertado com Henrique em prol do Rio Grande do Norte. “Manter a nossa tradição de coerência e lealdade de nosso trabalho em favor do candidato. Estamos conscientes e determinados, acreditando que Henrique representa o melhor”, declarou.
A aliança entre Henrique e o grupo de Getúlio Rêgo teve início em agosto deste ano, quando o candidato ao Governo reuniu mais de duas mil pessoas em Pau dos Ferros. Na ocasião, o deputado do DEM lembrou que seu partido escolheu não ter candidato próprio, mas havia decidido apoiar um candidato “ouvindo o povo”, da “maneira mais democrática” e referindo-se a Henrique como “o mais preparado e experiente”.
Neste mesmo encontro, o próprio prefeito Fabrício Torquato teria se mostrou como apoiador de Henrique, fazendo elogios e destacando sua competência como gestor público. Contudo, decidiu por mudar seu posicionamento, oficialmente, no segundo turno, contrariando a orientação do DEM.