Quantcast
Channel: Notícia da Serra
Viewing all articles
Browse latest Browse all 15233

Saúde de CG diz que Trauma recebe apenas 27% dos pacientes atendidos pelo Samu

$
0
0




 O secretário de estadual Saúde, Waldson Sousa, cobrou nesta segunda-feira (11), que o Samu de Campina Grande, que é de responsabilidade da prefeitura, respeite a regulação no atendimento de pacientes. Já a coordenação do Samu na cidade esclareceu que a fala do secretário estadual de saúde não condiz com os números do setor de estatística do serviço, que apontou que apenas 27% dos pacientes atendidos pelo serviço, vão para o Trauma.

Segundo o secretário de saúde do Estado, de forma equivocada, o Samu continua levando para o Trauma pacientes que deveriam ser atendidos em outras unidades clínicas do município, dificultando o atendimento de vítimas de fraturas e graves lesões.

“É preciso que a Prefeitura de Campina Grande respeite a especialidade do Trauma de Campina, que é uma referência no atendimento em traumatologia, deixando de encaminhar pacientes com quadros clínicos que sugerem outro tipo de atendimento” - destacou Waldson.

A secretária de saúde de Campina Grande, Lúcia Derks, afirmou que todas as ocorrências do Samu são reguladas pelos médicos plantonistas do serviço.

“É um equívoco do secretário, até porque os profissionais que atuam no Samu possuem qualificação para regular as ocorrências, encaminhando para o Trauma apenas os casos que realmente devem ser levados para o hospital” - garantiu.

Waldson Sousa ainda disse que a Prefeitura está deixando de repassar recursos do SUS para o Hospital de Trauma, que seriam na ordem de R$ 1,5 milhão por mês. Já a secretária do Município se defende afirmando que o Estado está querendo desviar o foco do problema das macas, buscando confundir a opinião pública.

“É mais uma inverdade do gestor estadual, que tenta confundir a opinião pública, no lugar de buscar resolver o problema da falta de macas no Trauma, que é de sua responsabilidade” - concluiu a secretária Lúcia Derks.

Portal Correio

Viewing all articles
Browse latest Browse all 15233